Barra do Corda/MA, 3 de julho de 2024
×
Barra do Corda/MA, 3 de julho de 2024

Publicidade

Notícias

IBGE 2023: Fernando Falcão “TÁ FORA” da lista dos dez municípios mais pobres do Brasil

O resultado do estudo realizado pelo IBGE trouxe bastante alegria ao grupo Cavalcante em Fernando Falcão. O ex-prefeito Adailton e a atual prefeita Raimunda do Josemar comemoraram. "Estamos lutando para melhorar mais e mais", disse ele(as).

IBGE 2023: Fernando Falcão "TÁ FORA" da lista dos dez municípios mais pobres do Brasil

O IBGE(Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgou nesta primeira semana de janeiro de 2023 uma pesquisa em que aponta os dez municípios mais pobres do Brasil.

A notícia trouxe alegria as autoridades e a população do município de Fernando Falcão, localizado na região central do Maranhão.

Em 2013, o município encontrava-se entre os dez mais pobres do Brasil, ocupando, naquele ano, o segundo lugar na lista do IBGE.

Publicidade

As autoridades se empenharam para mudar aquela triste realidade. De início, o então prefeito Adailton Cavalcante que solicitou ao governo do estado(governadora Roseana) a pavimentação asfáltica da MA-272 ligando Fernando Falcão até Barra do Corda. Um trecho de 101km prontamente atendido por ela.

O Município ganhou também um hospital de 20 leitos, asfaltamento de ruas ao longo dos últimos anos, construções de unidades de saúde na zona urbana e rural, escolas, políticas públicas voltadas para melhorar a qualidade de vida das pessoas. A prefeitura vem atuando fortemente nos últimos 10 anos para melhorar a qualidade de vida nas comunidades indígenas, população numerosa em Fernando Falcão.

Na lista divulgada pelo IBGE agora no início de 2023, dez cidades Maranhenses aparecem como as mais pobres do Brasil, sendo elas; Matões do Norte, Santo Amaro do Maranhão, Central do Maranhão, Primeira Cruz, Itaipava do Grajaú, Cajapió, Nina Rodrigues, Peri Mirim, Satubinha e Cajari. O Produto Interno Bruto (PIB), em cada uma destas cidades, corresponde à categorização de extrema pobreza definida pelo IBGE.

Como reflexo dos números do PIB, a oferta de bens e serviços produzidos em cada uma das localidades é inferior às condições necessárias para a garantia de bem-estar socioeconômico da população. Problemas como a precariedade do saneamento básico, a falta de infraestrutura urbana adequada e a baixa oferta de empregos contribuem para um cenário de dificuldades.

O Blog Minuto Barra conversou com o prefeito de Itaipava do Grajaú, Júnior do Posto. Segundo ele, a inclusão do município na lista é resultado da triste atuação das gestões passadas. “Nosso município sofreu muito em anos passados devido à falta de compromisso dos gestores que governaram nossa cidade. Faltaram políticas públicas em todos os setores. Agora, estamos trabalhando para que essa realidade seja mudada, para outro patamar; de uma cidade com progresso e desenvolvimento”, disse o prefeito.

Faça um comentário

Continue lendo...