São Luís, 4 de agosto de 2021
×
São Luís, 4 de agosto de 2021

Publicidade

Covid-19

Câmara dos Deputados homenageia 90 anos do ex-presidente José Sarney com livro e documentário

O livro “Sarney 90 anos” e documentário da TV Câmara marcam as nove décadas de vida do político com mais tempo de exercício em funções públicas no Brasil.

Câmara dos Deputados homenageia 90 anos do ex-presidente José Sarney com livro e documentário

O livro “Sarney 90 anos”, produzido pelo Centro Cultural da Câmara dos Deputados; e documentário da TV Câmara marcam as nove décadas de vida do político com mais tempo de exercício em funções públicas no Brasil — quase 60 anos, tendo atuado como deputado, senador, governador, vice-presidente e presidente da República.

O livro, impresso na Gráfica da Câmara, tem apresentação da Consultoria Legislativa; prefácio do presidente da Casa, Rodrigo Maia; e edição do Centro Cultural. A obra, que vai ser disponibilizada em breve no portal da Câmara, é uma coletânea de depoimentos dos ex-presidentes Fernando Collor de Mello, Fernando Henrique Cardoso, Luiz Inácio Lula da Silva, Dilma Rousseff e Michel Temer; amigos de José Sarney (personalidades nas letras, nas artes, na ciência, no mundo jurídico, na política e na economia); além de artigos e discursos importantes, como o discurso realizados durante o drama que levou Sarney, como vice-presidente eleito, a assumir a Presidência da República após a doença e morte de Tancredo Neves, em 1985.

O livro destaca também a vasta produção literária do escritor José Sarney, que é membro da Academia Brasileira de Letras desde 1980, e a cronologia da sua vida e obra, bem como um rico acervo de fotos que inclui raros registros de sua infância e juventude. CONTINUE LENDO ABAIXO A MATÉRIA;

Publicidade

Documentário
Já o documentário Sarney 90, com direção e roteiro de Marcya Reis, traz depoimentos de personalidades como os ex-presidentes da República Fernando Henrique Cardoso, Luís Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff; as cantoras Alcione e Fafá de Belém; a escritora Nélida Piñon e o ex-presidente do STF, Nelson Jobim.

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia, esteve no início de dezembro na casa do ex-presidente José Sarney para lhe entregar um exemplar do livro e para assistirem, juntos, ao documentário.

Assista abaixo o documentário;

Faça um comentário

Continue lendo...