Barra do Corda/MA, 25 de abril de 2024
×
Barra do Corda/MA, 25 de abril de 2024

Publicidade

Notícias

DOIS GIGANTES: Conheça aqui o Promotor e o Juiz que combatem com força e determinação os corruptos em Bom Jardim no Maranhão

Blog Minuto Barra, o Portal de Notícias do Gildásio Brito

Justiça tardia nada mais é do que injustiça institucionalizada(Rui Barbosa)

Publicidade

O Maranhão possui 217 municípios, onde também é considerado nacionalmente como um dos estados brasileiros em que mais se pratica corrupção contra os cofres públicos.

É raro durante todo o ano, observar um prefeito sendo punido pela Justiça por ter desviado recursos públicos que deveriam ser aplicados em educação, saúde, infraestrutura e tantas outras áreas importantes e carentes.

Em parte pode-se destacar, que, os órgãos de fiscalização e controle até chegam a denunciar os acusados, mas o que chama atenção, é a demora do Poder Judiciário para agir e estancar a sangria nos cofres que chegam a cifras milionárias.

Existem prefeitos no Maranhão com duas, três, quatro, cinco, seis, sete, oito e até mesmo nove Ações na Justiça em que o Ministério Público pede a condenação e afastamento de tais dos cargos, mas não ocorre, o que leva o povo a entender que todas as denúncias são infundadas e os prefeitos na verdade são uns verdadeiros “santos e heróis” nos comandos das prefeituras.

A corrupção em dezenas de prefeituras do Maranhão é tão visível, que o cidadão mais leigo consegue perceber, já o Poder Judiciário em algumas comarcas, esse não. Em muitos dos casos, provas robustas são anexadas nos autos dos processos, e mesmo assim, o máximo que pode ocorrer é um simples bloqueio de bens, sendo que parte dos gestores são tão espertos, que colocam suas riquezas em nome de laranjas.

Em meio a tanta demora em lançar fora dos cargos vários prefeitos acusados de roubos e desvios de recursos dos cofres nas prefeituras no estado, é necessário ressaltar a grande atuação do Ministério Público e do Poder Judiciário da cidade de Bom Jardim, na pessoa do Promotor de Justiça Fábio Santos e do Juiz de Direito Dr Bruno Barbosa, dois gigantes que combatem com força e determinação a corrupção naquela comarca.

É comum se ouvir pessoas falar que em Bom Jardim é terra de corruptos, onde vários prefeitos já foram condenados e afastados do cargo, sendo que uma foi até presa e sua prisão tornou-se notícia em todo o Brasil, a ex-prefeita Lidiane Leite(prefeita ostentação).

Antes da condenação e prisão da prefeita Lidiane Leite que ocorreu em 2015, o promotor Fábio Santos denunciou e pediu a condenação e afastamento do cargo do então prefeito Dr Roque, pedido atendido pelo juiz daquela cidade. Após a saída de Lidiane através da justiça, a vice-prefeita assumiu o comando da prefeitura de Bom Jardim, praticou corrupção e também foi denunciada e condenada, onde mais uma Ação foi protocolada na justiça contra a ex-prefeita Malrinete dos Santos e o MP pede quase 100 anos de prisão para ela e outros envolvidos em desvios de recursos.

O presidente da Câmara Municipal praticou corrupção, foi denunciado pelo Promotor Fábio Santos ao Poder Judiciário, e o juiz o condenou e afastou ele do cargo.

Um vereador no mês passado foi denunciado em Bom Jardim pelo promotor Fábio Santos, acusado de falsificar recibos para conquistar votos prestes à campanha de 2016, e agora foi condenado a quase 5 anos de prisão.

O atual prefeito de Bom Jardim, Dr Francisco Alves, foi afastado do cargo ano passado pelo juiz Dr Bruno Barbosa, também a pedido do promotor Fábio Santos. Uma limitar do Tribunal de Justiça retornou o prefeito ao cargo, onde já se encontra na corda bamba e na mira da justiça daquela cidade.

São João do Caru faz parte da comarca de Bom Jardim, onde o promotor Fábio Santos denunciou o prefeito “CHICO DO PTC” por ter contratado funcionários sem a realização de concurso público, o juiz atendeu o pedido do Ministério Público no mês de abril e condenou o prefeito a perda do cargo.

Na semana passada o ex-prefeito de São João do Caru foi condenado a 8 anos de prisão por atos de corrupção, onde o juiz Bruno Barbosa determinou ainda que ele devolva quase 1 milhão e meio de reais.

Uma pergunta;

Por qual motivo em Bom Jardim se combate a corrupção com tanta garra, e este mesmo combate não é visto nas demais regiões do estado do Maranhão?

Que o povo do Maranhão possa assistir nos próximos dias, outros promotores que venham usar das mesmas atitudes  do promotor Fábio Santos e juízes que possam ter a mesma determinação como têm o juiz Bruno Barbosa, ambos da Comarca de Bom Jardim.

Combater a corrupção não é um favor, É UM DEVER!!

 

 

Faça um comentário

Continue lendo...