Barra do Corda/MA, 28 de março de 2024
×
Barra do Corda/MA, 28 de março de 2024

Publicidade

Notícias

ELEIÇÕES 2020: O futuro de Gil Lopes dependerá de um pedido e dois alerta em Barra do Corda

Blog Minuto Barra, o Portal de Notícias do Gildásio Brito 

Não tem mais nada a ser escondido. O presidente da Câmara Municipal de Barra do Corda, vereador Gil Lopes, está sim, rompido com o Prefeito Eric Costa.

Publicidade

Após longos seis anos e cinco meses aliado ao grupo de Eric Costa, o vereador Gil Lopes, presidente do Legislativo desde 2013 resolveu, declarar guerra contra a gestão da família Costa frente ao comando da prefeitura. Gil Lopes disse no último sábado na Rádio Rio Corda Fm em entrevista dada ao radialista Raimundo Carvalho, que a saúde de Barra do Corda não funciona e, questionou; por qual motivo não funciona? Para Gil Lopes, o problema nas estradas e nas ruas se devem ao forte inverno, mas os problemas na saúde não, disse ele.

É preciso deixar claro ao povo de Barra do Corda o motivo principal pelo qual Gil Lopes deixou de ser o escolhido do prefeito Eric Costa para lhe suceder a partir de 1° de janeiro de 2021 no comando da prefeitura. Em 2018, ainda no início daquele ano, o prefeito Eric Costa tinha um compromisso com o deputado Othelino Neto em lhe apoiar para deputado estadual em Barra do Corda. Ocorre, que Othelino não era o candidato ideal para “peitar” em Rigo Teles, onde todas as pesquisas mostravam caso Othelino fosse o candidato de Eric Costa para deputado estadual, o mesmo sofreria uma surra de votos para Teles. Como era compromisso, já que Othelino Neto já se considerava cordino, faltando apenas um título de cidadão por parte da Câmara Municipal, algo impossível de ocorrer naquele período, o prefeito estava sendo quase que obrigado em apoiá-lo.

Gil Lopes então se levanta e encabeça o exército de dentro da Câmara para afastar Othelino de Barra do Corda e, Fernando Pessoa fosse apontado como candidato a deputado estadual. O prefeito Eric Costa até aceitaria a exigência de Gil Lopes e outros vereadores, desde que, seu pai, Jecivaldo Costa, fosse o candidato escolhido.

Quando esse desejo do prefeito foi colocado perante os vereadores, Gil Lopes foi o primeiro a se levantar contra, e continuou defendendo o nome de Fernando Pessoa, algo defendido por outros vereadores. Até aquele momento, Gil Lopes era sim, o preferido de Eric Costa para ser o candidato a prefeito nas eleições de 2020, mas tal desejo começou perder gosto. Fernando Pessoa foi então escolhido o candidato do grupo, onde ele sempre foi grato a coragem de Gil Lopes em defender seu nome para Assembleia Legislativa aliado a outros vereadores.

Após o resultado das eleições de 2018, estranhamente o nome de Van Costa, tio do prefeito Eric e irmão de seu pai Jecivaldo, começa a surgir no campo político, deixando todos desconfiados.

Para quem compareceu ao carnaval de 2019, apenas três nomes eram mencionados no palco durante toda a programação; Prefeito Eric Costa, deputado Fernando Pessoa e Van Costa. A desconfiança aumentou com tamanho destaque do nome de Van Costa em um evento oficial da prefeitura, que é o carnaval. Do nada, Gil Lopes começa a ser informado de que suas contas no Tribunal de Constas do Estado(TCE) estavam sob forte ameaça de serem julgadas irregulares da noite para o dia, ou seja, uma movimentação estranha contra a pré-candidatura de Gil Lopes ao cargo de prefeito poderia sofrer um boicote onde lhe deixaria sem chão, até mesmo proibido de concorrer ao legislativo. O boicote continua sendo arquitetado.

Gil Lopes sempre deixou claro a perseguição que sofre desde então, e pior, oriunda de fogo amigo.Um aliado do prefeito Eric Costa que conversou com o Blogueiro Gildásio Brito disse; “Gil Lopes não será nunca o candidato do prefeito em 2020, o escolhido é Van Costa, seu tio e o martelo está batido”. E disse mais; “lamento muito, pois, o Gil é um cara gente boa, infelizmente sua candidatura será barrada”. Neste momento, o Blogueiro Gildásio Brito questionou o aliado de Eric Costa, perguntado de que forma a candidatura de Gil Lopes seria barrada.

O aliado do prefeito respondeu; “Gil Lopes será aconselhado primeiramente pelo governador, em uma conversa amiga, para que desista da candidatura e declare apoio ao escolhido do prefeito Eric Costa e, caso, Gil Lopes não atenda ao pedido do governador Flávio Dino, o mesmo sofrerá uma punição via suas contas que estão prontas para serem julgadas dentro do TCE em São Luís”, disse a fonte ao Blog. Gil lopes poderá ter o primeiro pedido para desistir de sua pré-candidatura no próximo sábado, dia 11, quando o governador Fávio Dino estará em Barra do Corda para inaugurar a MA-012.

Estão colocando na cabeça do governador, que Gil Lopes se aliou ao grupo Nenzin, na qual Flávio Dino considera como inimigo em Barra do Corda por serem aliados ao grupo Sarney. Só que a verdade dos fatos não é esta. Gil Lopes trilha por uma via independente, distante dos dois principais grupos locais; GRUPO ERIC E GRUPO NENZIN.

A pré-candidatura de Gil Lopes a cada dia ganha mais corpo, pois, ele é tido como um político de bom acesso às lideranças locais, podendo provocar um racha dentro do grupo de Eric Costa e conquistar também lideranças aliadas ao grupo Nenzin, e neste sentido, levar a eleição em 2020.Para Gil Lopes será apresentado um pedido e dois alerta;

Primeiro: Deixar de lado sua pré-candidatura de prefeito e rezar no terço do prefeito Eric Costa

Segundo: Caso permaneça com sua pré-candidatura, sua esposa Sandra Siqueira será exonerada da Ciretran, cargo este do governo do estado.

Terceiro: Caso continue com sua pré-candidatura ao cargo de prefeito, será punido em São Luís ao ponto de passar 8 anos seguidos sem poder concorrer em eleições.

Pelo visto, a vinda do governador Flávio Dino é mais aguardada no próximo sábado para barrar a pré-candidatura de Gil Lopes, do que mesmo para inaugurar a MA-012.

Faça um comentário

Continue lendo...