Barra do Corda/MA, 25 de abril de 2024
×
Barra do Corda/MA, 25 de abril de 2024

Publicidade

Notícias

Caravana da Mudança visita Povoado Três Lagoas do Manduca para ouvir demandas da comunidade

Blog Minuto Barra, o Portal de Notícias do Gildásio Brito

Matéria: Assessoria/Muda Barra do Corda

Publicidade

15 de novembro – Proclamação da República Brasileira, liderados pelo Deodoro da Fonseca, o levante comandado pelo marechal destituiu o imperador Dom Pedro II e assumiu o poder no país, instituindo um governo provisório republicano, que se tornaria a Primeira República Brasileira. O termo “república” deriva do latim “Res Publica” e significa, literalmente, “coisa pública”, isto é, aquilo que diz respeito ao interesse público de todos os cidadãos.


Vivemos sobre o regime republicano e temos a convicção de que o bom governante é aquele tem zelo pela coisa pública, que governa para todossem distinção de ideologias ou bandeiras partidárias. Foi nesta data emblemática que o movimento Muda Barra do Corda e a Caravana da Mudança iniciou ajornada de escutas por Barra do Corda. A Caravana da Mudança é uma das principais ações do Movimento Muda Barra do Corda e tem como objetivo principal iniciar os debates/escutas com a população com o intuito de construir um diagnóstico da atual situação de Barra do Corda.  O #MUDABdC, com seus apoiadores, percorrerá os bairros e povoados de nossa cidade, conhecendo a realidade do povo, seus anseios, seus pensamentos, seus sonhos para que possamos construir uma Barra do Corda melhor.

O primeiro lugar escolhido foi o povoado Três Lagoas do Manduca, onde fomos muito bem recebidos. A caravana contou com a presença dos pré-candidatos a prefeito do MudaBdC vários líderes políticos, vereadores, ex-vereadores, exvice-prefeito, pré-candidatos a vereador e de lideranças locais como o senhor Brás, Rivelino dentre outros. A caravana visitou as casas dos moradores do povoado, ouviu as reclamações e anotou as reivindicações, como as senhor Genival, Costinha, irmão Filho, dona Chica, dentre outras residências. No momento, pode-se constatar in loco os principais problemas do povoado, quais sejam:

1. Obra inacabada do ginásio de esportes que foi iniciada em 2014, a mesma já foi objeto de vários requerimentos/indicações dos vereadores e denúncias no ministério Público;

2. A escola funciona de forma improvisada em galpões a quase dois anos. Depois da mobilização da comunidade e intervenção do Ministério Público, o executivo municipal recuou e sinalizou que vai executar a obra nos moldes que a comunidade deseja;

3. Falta de agua na maioria das casas, constatou-se que apenas aquelas residências na parte baixa da comunidade possuem água nas torneiras. A comunidade reivindica a construção de um novo poço;

4. Ausência de iluminação Pública, a comunidade fica às escuras;

5. Estradas esburacadas e de difícil acesso, no verão a famosa poaca e no inverno o atoleiro.

6. Posto de saúde desassistido, falta de médicos com visitas periódicas e falta de medicamentos.

A visita terminou com uma grande reunião com os moradores no inacabado Ginásio de Esportes da comunidade, onde se deu voz a todos os presentes, principalmente ao povo. Em um dos momentos da reunião, o senhor Brás enfatizou que o povoado Três Lagoas do Manduca está de braços abertos para receber todos aqueles que quiserem visita-los e dispostos a lutar por melhorias pra sua comunidade. “…Devemos correr atrás dos nossos direitos, não podemos ficar aqui esperando de forma passiva, temos que ir atrás daqueles que querem ajudar a gente, o governo, o ministério público, os políticos…”

Segundo a coordenação da caravana, o objetivo principal da ação foi alcançado com sucesso – ouvir o povo. Agradecimento a todos moradores das Três Lagoas do Manduca, em especial ao vereador do Eteldo, senhor Brás, Rivelino e dona Chica.

A coordenação da Caravana acredita que denunciar, cobrar, exigir a boa e correta aplicação do dinheiro público é o que todo cidadão pode e deve fazer.Vivemos em um país republicano, não podemos esquecer que cobramos aquilo que é direito do povo, nem mais nem menos.

Três Lagoas do Manduca, obrigado!

* Lembramos que o #MudaBdC alinhou ações de mídia, publicações e informações em seus canais nas redes sociais.

Siga-nos nas redes sociais:

Facebook: Muda Barra do Corda

Instagram: Muda.bdc

Em breve site oficial e canal no youtube

Faça parte dessa mudança!

Muda eu, muda você, muda BdC !

Faça um comentário

Continue lendo...