Barra do Corda/MA, 24 de abril de 2024
×
Barra do Corda/MA, 24 de abril de 2024

Publicidade

Notícias

Corpo de Dona Alda Brandes será velado e sepultado em Barra do Corda, confira a programação

Blog Minuto Barra, o Portal de Notícias do Gildásio Brito

Faleceu por volta das 19h de ontem, terça-feira, em São Luís a ex-primeira dama de Barra do Corda Alda Brandes aos 90 anos. Dona Alda Brandes se encontrava internada em um hospital da capital maranhense, onde, nos últimos dias seu quadro clínico teve pioras.

Barra-Cordense, nasceu em 12 de maio de 1930, mas foi registrada como se ao mundo tivesse vindo ao dia 12 de maio de 1929.

Publicidade

Referência em educação, generosidade e vitalidade, Dona Alda Lopes Brandes conta que aprendeu a ler aos 8, 9 anos de idade: “Li muito à luz de lamparina e fiz até o quinto ano no Colégio das Freiras (Educandário São José da Providência).”

Filha de Theóphilo Lopes da Fonseca e Adélia Maria da Cruz Lopes, começou a dar aulas com 15 anos, no Cateté, como professora da Colônia Agrícola Nacional do Maranhão, “criada por Getúlio Vargas em 1942” (ela faz questão de frisar). Depois de casada, fez o ginásio e a escola normal, no Colégio Nossa Senhora de Fátima.

Um dia, vindo do Cateté para a cidade, montada a cavalo, Dona Alda foi vista pela primeira vez por Galeno Edgar Brandes, que estudava em São Luís, e com quem começou a namorar em junho de 1948 e casou-se em 24 de abril de 1954, confessou ela ao escritor Jorge Abreu/Turma da Barra.

Do casamento com o músico, poeta, escritor, historiador, político e professor Galeno, nasceram as filhas Clície Lopes Brandes Pereira e Aldaléa Lopes Brandes Marques.

O corpo de dona Alda Brandes sairá de São Luís por volta das 10h da manhã de hoje e com previsão de chegada em Barra do Corda por volta das 15h.

Quanto ao local do velório, seu neto Diogo, informou, ao Blog Minuto Barra que de início, o corpo será velado na Academia de Letras, próximo ao cartório de dona Iolanda, centro.

O sepultamento será amanhã, quinta-feira, no turno da tarde no cemitério Campo da Paz, local onde seu esposo Galeno Brandes foi sepultado.

Faça um comentário

Continue lendo...