Barra do Corda/MA, 29 de abril de 2024
×
Barra do Corda/MA, 29 de abril de 2024

Publicidade

Notícias

Muita emoção numa noite de reverência à poesia Barra-Cordense de Professora Marinete Moura

Blog Minuto Barra, o Portal de Notícias do Gildásio Brito 

A noite de 09 de novembro foi marcada pelo lançamento do Livro “Do outro lado do horizonte” de autoria da professora Marinete Moura (Marine Moura). Essa noite inesquecível aconteceu na Academia Barra-Cordense de Letras com sessão solene presidida por Isael Lobão, como Presidente Interino da Casa de Maranhão Sobrinho.

Publicidade

Muita emoção na programação da solenidade onde se destacaram a participação da Banda de Música Moisés da Providência Araújo, a apresentação do Coral Cantantes do IFMA, declamações realizadas por alunos(as), do Ensinos Médio IFMA-Campus Barra do Corda Gabriela, Renato e Natan, e das crianças Raimundo Nonato e Bruno, sob a orientação da Profª Eva Lopes.

Prof. Josué Felipe Maia, Mestre em Antropologia e Psicanálise , encantou aos presentes com uma análise literária na perspectiva psicanalítica da poesia de Marine Moura e o cantor Washington Trajano deu um show de talento musical e de performance poética interpretando o poema “Quais eram os sonhos de minha mãe?” que intercalou com a música “Minha mãe, minha heroína” gravada por Agnaldo Timóteo. A apresentação levou o público presente às lágrimas, marcando a solenidade de lançamento do livro “Do outro lado do horizonte” de muita emoção.

A programação contou ainda com as declamações emocionadas do Professores Wenilson Salazar (IFMA-Campus Barra do Corda) que recitou a poesia “Como o Sol”, Joseylza Lima (IFMA-Campus Barra do Corda) e da apresentação do Colégio de Literatos, feita por Silvio que declamou e fez uma homenagem à “madrinha” desta entidade literária Profº Marinete Moura.
As autoridades presentes, Promotor de Justiça Dr. Edilson Santana, Secretário de Educação Odair José Maciel, Vereadores Adriano Brandes e Jaile Lopes e Gestor da Unidade Regional de Educação de Barra do Corda, Prof. Claudio Sousa, Prof. Carlos Eduardo Everton, destacaram a importância da poesia barra-cordense e a emoção vivenciada na noite.

Enfatizaram, ainda, a trajetória literária da escritora e de sua relevância para a cultura Barra-Cordense.
Em seu pronunciamento Profº Marinete Moura, destacou os desafios do(a) escritor(a) que resumiu em “Escrever, Publicar e Ser Lido”. Entre os desafios destacou o de publicar em razão da falta de políticas públicas de incentivo à produção literária e a necessidade de desenvolvimento de estratégias para que a produção literária seja lida, ou seja, como incentivar leitores a se interessarem pela literatura local. Marinete Moura enfatizou que o “ as escolas devem exercer o protagonismo no desafio de incluir a produção literária local no currículo escolar e os professores são imprescindíveis nessa missão”.

Destacou, ainda, que “ algumas escolas, ainda que de forma tímida, já estão fazendo esse trabalho, a exemplo do próprio IFMA-Campus Barra do Corda, da escola UI Leoneis Chaves Freitas e da UI Enoc Vieira, entre outras que também tem implementado ações para a valorização da cultura barra-cordense”.
A escritora destacou a importância da literatura em sua vida e fez uma fala de agradecimento aos familiares e aos amigos que ajudam cotidianamente a escrever as páginas de sua vida. Citou ainda que o lançamento do livro é parte de sua “lenda pessoal” que a conduziu a viver muitos momentos inesquecíveis como esta noite.

A autora fez, ainda, uma breve análise de sua poesia, marcada pelo saudosismo e pela reflexão sobre o tempo, aspectos presentes em toda a sua obra.
Fez um agradecimento especial aos acadêmicos presentes Senhores Isael Lobão, Jagne Amorim, Jorge Abreu e Senhoras Luzia Barroso, Tâmara Pinto e Juraíza Bílio. Fez,também, uma alusão especial à memória de D. Alda Brandes, sua mentora e sua motivadora para o ingresso na Academia Barra-Cordense.
Finalizou agradecendo aos presentes em nome de seus familiares e amigos, e em nome da memória de sua mãe Adélia Moura, que nas palavras da autora “com sua forma de educar fez de mim a pessoa que sou.”

Encerrada o momento solene passou-se a sessão de autógrafos onde os presentes adquiriram os exemplares do Livro “Do Outro Lado do Horizonte-Poesias”.
Ressalta que a Academia Barra-Cordense de Letras estava lotada. Entre o público que foram prestigiar Profª Marinete Moura estavam Professores e Técnicos Administrativos em Educação do IFMA-Campus Barra do Corda, Professores e Diretores de Escolas das Redes Municipal e Estadual, bem como estudantes e amantes da cultura barra-cordense.

Foi uma noite memorável que entrou para a história dos lançamentos de livros na Academia Barra-Cordense de Letras.

Faça um comentário

Continue lendo...