Barra do Corda/MA, 26 de abril de 2024
×
Barra do Corda/MA, 26 de abril de 2024

Publicidade

Notícias

ESPIONAGEM: Sindicato emite nota e condena uso de câmeras em escola do estado em Barra do Corda

Blog Minuto Barra, o Portal de Notícias do Gildásio Brito

O Simproesemma(Sindicato dos Professores) no Maranhão unidade de Barra do Corda, condenou à prática de uso de câmeras dentro das salas de aulas na escola Pio XI no centro de Barra do Corda por parte da direção da unidade de ensino.

Publicidade

Na nota, a direção do sindicato afirma que professores procuraram o órgão para denunciar o uso das câmeras dentro das salas de aulas, o simproesema disse ter encontrado robustez na denúncia e encaminhou o caso ao Ministério Público.

Veja a nota abaixo;

NOTA TÉCNICA DO SINPROESEMMA/BC SOBRE O USO DE CÂMERAS NO AMBIENTE PRIVATIVO DAS SALAS DE AULA ESCOLA PIO XI

“Este sindicato recebeu denúncia por parte de professores da Escola Estadual CE Pio XI sobre o uso abusivo de implantação de Câmeras no espaço privativo das salas de aulas, sem a deliberação da comunidade escolar.
A denúncia por parte de alguns professores encontrou robustez na legislação brasileira sobre a não exposição da privacidade aluno-professor e da gestão democrática. De forma resumida e didática, ações dessa magnitude não podem ferir a CF/88 e nem o processo de participação do atores da comunidade.
Acontece que este sindicato recebeu uma denúncia formal de um grupo de professores sobre a exorbitação da gestão de ter se empoderado do período de recesso para implantar, no espaço de sala aula, câmeras. A denúncia se apoiou no fato de não terem sido ouvidos os segmentos da comunidade escolar.
A diretoria deste núcleo acionou a assessoria jurídica para emitir um parecer. O parecer reconheceu a imaturidade da gestão da escola, propôs a retirada das câmeras e apontou soluções para mitigar os problemas, com prejuízo mínimo à comunidade escolar. Ao mesmo tempo, ofereceu a denúncia ao Ministério Público para que se posicionasse sobre a matéria. A partir daí, o que parecia resolvido, uma vez que a gestão aceitou a sugestão do MP, começou uma caça às bruxas aos cinco professores que ofereceram a denúncia ao SINPROESEMMA.
Esses cinco professores, em sua maioria, fizeram suas oitivas hoje, 27/06/2018, na URE de Barra do Corda. O que menos esses professores foram questionados foi sobre o uso das câmeras, razão descrita na intimação da sindicância. Alguns professores nem sequer foram questionados se opinavam a favor ou contra a instalação das câmeras.
Os sindicantes buscaram a vida pregressa desses professores, o que ficou claro o desvio de finalidade da SEDUC à temática da intimação. Pergunta-se: essa conduta tem o aval do secretário de educação? Da gestão Flávio Dino? O certo é que aconteceu nesses moldes.
Este sindicato repudia a prática da SEDUC e busca investigar se há motivação política por subgrupos do governo Flávio Dino. Haja vista que só foram intimados sobre o uso de câmeras no espaço privativo das salas de aulas, os professores que foram contrários ao processo autrocrático e antidemocrático de gestão. E em segundo momento irá se posicionar”.

A Diretoria do SINPROESEMMA/BDC

Faça um comentário

Continue lendo...