Na manhã desta terça-feira (16), os servidores do 13º Ciretran de Barra do Corda se reuniram em frente ao prédio instalado no bairro Incra, para pedir mais valorização e reajuste salarial.
Os manifestantes levaram cartazes para protestar não só por melhoria salarial, mas por vários problemas. Eles reivindicam pela manutenção do auxílio-alimentação nas férias e demais afastamentos legais; Reajuste do auxílio-alimentação; Recomposição das perdas salariais.
Segundo o Sindicato dos Servidores do Detran (Sinsdetran) “O servidor do Detran recebe hoje o que recebia há sete anos atrás (…). As condições de trabalho são precárias, principalmente para os examinadores de trânsito. De igual modo, a sociedade sofre com a precarização dos serviços do Detran.” Segundo os manifestantes, os principais problemas que assolam a população são:
Publicidade
- As falhas no sistema de agendamento on-line;
- Os problemas no site para imprimir o IPVA 2021 , Taxa de Licenciamento e multas;
- A ausência de vagas para vistoria de veículos;
- A Falta de examinadores para as provas práticas;
- O atraso na execução das provas práticas;
- Os problemas na realização de exames médicos para renovação ou da habilitação ;
- As quedas/Lentidões constantes no SISTEMA COMPROD (necessário para operação no órgão);
- A desvalorização e desrespeito ao servidor público.
A greve é por tempo indeterminado e os manifestantes ainda não obtiveram uma resposta do Governo do Estado do Maranhão.
O sistema do Detran cai todos os dias nos últimos 02 meses e a diretoria do Detran não resolve; o sistema de agendamento não funciona; os servidores estão abandonados pelo governador e atual diretor do Detran, diretor que está usando o Detran pra fazer campanha política ao invés trabalhar e resolver os problemas do órgão. Essa greve é pra garantir serviços de qualidade pra população e garantir a garantir os direitos dos servidores, é por respeito.