Informações ainda não oficiais dão conta de que a Polícia Federal prendeu, na tarde dessa segunda-feira, 4 de setembro de 2023, um Cacique bastante influente na Reserva Indígena Cana Brava que fica localizada às margens da Br-226 entre os municípios de Barra do Corda e Grajau, região central do Maranhão.
Segundo relatos, o tal Cacique é suspeito de mobilizar indígenas para derrubar as torres da Eletronorte(linha de transmissão de energia que liga a barragem de Tucuruí no Pará à Presidente Dutra no Maranhão).
A linha passa por dentro das terras indígenas e foi construída no governo do presidente José Sarney.
Um indígena que não quis seu nome mencionado nesta matéria, disse ao Blog Minuto Barra que o Cacique preso pela Polícia Federal colocava dificuldades nos diálogos entre os indígenas e à Eletronorte. E quando não tinha seus interesses aceitos pela Eletronorte, mobilizava os indígenas para derrubar as torres de energia.
Na mesma Aldeia, sempre foi o ponto principal em que ocorreram boa parte dos bloqueios da Br-226 ao longo dos últimos 30 anos.
Em 2022, a Justiça Federal emitiu uma decisão bastante dura contra indígenas que bloqueavam a Br-226 entre Barra do Corda e Grajaú, colocando multa de R$ 20 mil por dia contra quem bloqueasse à rodovia federal. Autorizou também a Polícia Rodoviária Federal usar todo tipo de força para garantir a liberação da Br-226. Essa decisão vale até os dias atuais.
Por medo da aplicação dura da Lei, a BR-226 desde a decisão da justiça federal nunca mais foi bloqueada.
A qualquer momento mais informações sobre a prisão do Cacique pela Polícia Federal.