O juiz eleitoral da 23ª zona de Barra do Corda, Dr Antônio Elias de Queiroga Filho, começou analisar mais de 20 processos que tramitam na Justiça Eleitoral e que envolvem as duas principais coligações que disputaram as eleições de 2020, sendo elas; a Coligação Todos Pelo Bem(do então candidato Gil Lopes) e a Coligação A Experiência para Trabalhar(do então candidato a prefeito Rigo Teles, eleito).
Na maioria dos processos, tratam-se de Representações em que no máximo geram multas contra os envolvidos, caso o magistrado às considerem plausíveis.
Em outros, tratam-se de AIJEs(Ação de Investigação Judicial Eleitoral) e, que nestes casos, possíveis punições, caso venham ocorrer, são mais pesadas.
Publicidade
Por se tratar de casos que envolvem o campo eleitoral, a própria legislação exige urgência nas análises e julgamentos. Vale ressaltar que, em todo o Maranhão, ações que tramitam na justiça eleitoral passou por longo atraso no início de suas análises, desde o resultado das eleições em 15 de novembro.
Após tramitarem na 23ª zona, os processo sobem para o Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão na capital São Luís para serem julgados pelo plenário, composto por sete juízes/Desembargadores.